Já falei aqui dela ( a goiabeira) q teve q ser transplantada devido ao termo de compensação ambiental q tivemos q fazer pelo DEPAVE (Departamento de áreas verdes) da Secretaria do Verde e Meio ambiente aqui de SP, no começo do meu blog aqui.
Uma árvore enorme q estava dentro do terreno e um abacateiro q estava na nossa calçada tivemos q cortar e com isso doamos 75 mudas para a prefeitura...Mas a goiabeira não teve jeito, tivemos q replantá-la.
Olhem o antes e o agora... acho q a tadinha morreu... tá sequinha, coitada !! Vamos ter q abrir um processo para ver o q podemos fazer com a árvore: acho q teremos q doar mais algumas mudas pra prefeitura mesmo. Este processo todo foi bem longo (durou dois anos), pois na época junto com o processo de alvará da prefeitura para a construção da casa precisamos fazer um projeto para o DEPAVE, com um engenheiro agronomo e os fiscais do DEPAVE, passarão aqui no terreno pra saber como anda a árvore (está previsto para novembro).
Alguém aqui sabe se tem como salvar esta árvore?? A terra onde ela estava era fértil mas com toda essa remoção e movimentação de terra e obra, ela não aguentou...Um amigo nosso havia dito q é dificil uma árvore transplantada vingar e foi o q aconteceu !!
Toda vez q vou e olho a árvore vejo q não teremos mais goiabas !! Será q tem jeito ??? (Pelo projeto teremos q obrigatoriamente plantar mais nove árvores !!)
Vejam:
goiabeira "original" |
goiabeira no lugar "primitivo" |
goiabeira pronta para ser transplantada (ao fundo) |
olha a goiabeira aqui ! |
goiabeira já no lugar (transplantada) ainda com folhas |
goiabeira "secando" - tadinha !!! |
Denise, é de cortar o coração...
ResponderExcluirMas vai molhando ela dia sim e dia não, que é possível que ela renasça...
Não perca a fé...
Estamos como uma areca que pegamos na rua, ela foi jogada no passeio de uma obra, com uns 5m de altura linda!!!
Pagamos um carroceiro, trouxemos p/casa e estamos cuidando dela...
Ela tbm secou toda...
Mas a esperança não morre!!!
bjs