sexta-feira, 9 de setembro de 2011

09/set - Água de reúso da chuva

Já falei aqui a respeito do reuso da água da chuva e q antes de iniciarmos a casa já pensávamos em fazer. Por coincidencia, justamente qdo resolvi mostrar como anda a evolução disso, a Renata - Construindo minha casa falou dessa vontade no blog dela.
Depois de iniciada a construção, marido havia desistido mas voltou atrás depois q vimos q haveria espaço para colocação de duas caixas d´agua para pensarmos a respeito da reutilização.
Na planta abaixo, (acho q) dá para notar (fiz em colorido) onde colocamos as caixas e vou tentar explicar. Pois bem, na parte enterrada da garagem, levantamos as paredes do fundo e "sobrou" um espaço embaixo do piso onde ficam uma parte da sala de TV, lavanderia e despensa. Dai nesse "buraco" depois de aterrado caberia direitinho as caixas dágua e assim o fizemos.
clica q aumenta !

A água da chuva será captada pelas calhas e antes de entrarem nestas caixas, passarão por um filtro onde a parte sólida (folhas, sujeira) ficará depositada. Depois disso, esta água será tratada e por gravidade (lembram q meu terreno é um aclive ?), essa água será reutilizada para lavagem da garagem e área externa. Na parte superior não conseguiremos reutilizar porque teríamos q colocar uma bomba e não é esse o caso. Temos uma área razoável na garagem e acho q será o suficiente. Assim, a conta de água diminui um pouquinho e reaproveitamos o q é da natureza.
Na parede do depósito do marido haverá um vão pertinho do teto onde colocaremos uma abertura para manutenção já q o corredor lateral será todo aterrado. Agora com fotos vejam se conseguem entender, como foi feito desde o início:

início da parede dos fundos da garagem


levantando a parede da garagem (atrás ficarão as caixas de reúso) - nesta foto à esquerda
com a manta de drenagem e aterrando os fundos da garagem
vimos aqui a laje do piso cobrindo uma parte do local onde ficarão as caixas

espaço onde ficarão as caixas (embaixo do piso térreo) - ainda com as escoras de madeira
uma das caixas está colocada - este local fica abaixo do piso  da lavanderia, despensa
sem as escoras e a lateral do muro sendo levantada - à direita o local onde ficarão as caixas
E hj está mais ou menos assim: 
marido orientando o pedreiro - local parcialmente limpo para colocarmos a segunda caixa - falta ainda fazer a abertura para a manutenção - este local localiza-se embaixo do piso térreo (enterrado)
Acho q a prefeitura deveria dar incentivos fiscais (desconto no IPTU) para projetos na reutilização de recursos. Por que os políticos só tem idéias mirabolantes para leis sem qquer utilidade ??

Atualizando: já contratamos a mão de obra para as calhas q começam na segunda - ô telhado demorado !!!
O técnico do aquecedor disse q passaria na obra hj para orientação e relação da lista de material pára a instalação...vamos aguardar !

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

07/set - Calhas !!!

Ô troço caro, viu ??? Umas chapinhas sem graça e o pessoal cobrando os "olhos da cara" para instalar !! Sim, porque meu empreiteiro não instala e tenho q chamar uma pessoa q forneça o material e a mão de obra !!!
As portas internas de madeira q orçamos no sábado (03/09) saem um pouco mais caro q as calhas, dai disse pro marido q pelo menos as portas nós enxergamos e a calha (apesar de terem sua função), não é um negócio tão bonito e custam quase a mesma coisa !


Já pedi tres orçamentos e ontem vieram mais tres....Vamos esperar o fim desta mini-série !! Depois conto aqui....
Hj passamos na obra e ainda bem q foram trabalhar....(para compensar o sábado passado q não tinha ninguém !!!)
Já estou com um post prontinho pra falar sobre do projeto da água de reuso da chuva, logo, logo posto aqui !
Ah !! Obrigada pelos comentários, viu ??? Muito legal qdo recebemos um apoio neste assunto (obra) !! Tenho lidos as atualizações de tds os blogs, pena q não consigo comentar em tds - tá faltando tempo !!!

domingo, 4 de setembro de 2011

03/set - Madeiramento....finalmente !!!

Aliás, não tão finalmente assim !!!.... O empreiteiro fala demais e age de menos, entendem ??
Depois dele ter dito há um tempão q iria começar o madeiramento, até pegarem no tranco, levou um certo tempo: desculpas porque choveu (pra nosso azar, choveu e fez frio mesmo !) mas, serviço interno é o q não falta !
O problema é q faltou pessoal na semana - foi só falar no post passado q eram seis e reduziu-se a tres !!! Afff !!!
Além disso, hj - sábado, ele disse q não iria ninguém.... 2º afff !!!
Aqui estão algumas fotos do início do madeiramento (tiradas ontem) e hj, depois de pesquisarmos as portas de madeira (os batentes estão sendo instalados), passamos na obra como de costume, estava um pouquinho mais adiantado e esta semana espero q acabem esta parte para começarmos a cobrir - preciso lembrar de comprar a subcobertura, vejam:


início do madeiramento - 02/set
visto da rua - as madeiras aparecendo !!- 03/09
Marido pressionou de novo, dizendo q eu quero entrar na casa no final do ano....Acho q vou morar com ele trabalhando na parte externa !!! Será q aguento ver e presenciar isso ?? (3º afff !!!)