segunda-feira, 16 de abril de 2012

Um projeto funcional e as adaptações

Enquanto não tenho novidades na casa (estão colocando as portas e alguns detalhes pequenos além do muro q ainda - como são lerdos !!!_ não acabou) aqui vai um post q fiz há algum tempo e encontrei uma brecha para colocar aqui...
De repente ajuda alguém....quem sabe ??
_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Experiencia lá da casa....
Desde a concepção da planta até a entrada da papelada para obtermos o alvará da prefeitura foi uma longa caminhada.... No início imaginamos como seria a casa depois de visitar várias em construção e fomos pegando idéias...Sempre q visitávamos alguma tinha algo q não nos agradava e outra q achávamos q teríamos q ter e assim foi "nascendo" nosso projeto.
Desde o projeto inicial até o aprovado foram 14 (!!!) revisões!! Muitas mudanças foram feitas e fomos adaptando - e o marido tem todos projetos salvos no computador - e sentimos a diferença a cada revisão...
Mudanças no tamanho dos cômodos à disposição da escada...
Hj vemos q a casa ficou com poucos espaços perdidos: a circulação entre os cômodos ficou bem distribuída...


Aqui notamos q não perdemos a circulação, pois as portas
se encontram nas paredes contíguas
Existe algo q alguns profissionais não pensam q são as áreas de circulação entre os cômodos...corredores q "cortam" os cômodos - para sair de um e chegar ao outro devemos ter um espaço mínimo necessário pois se isso não acontece, nada poderá ser aproveitado nesse espaço "morto".... 
Isso não quer dizer q não adaptamos certas coisas à medida q fomos construindo... Nossa porta pivotante é algo q não havíamos pensado no projeto e modificamos na execução. Outra modificação foi na sala de TV onde fizemos uma abertura para podermos admirar a escada cascata q colocamos na casa - antes era uma sala toda fechada e a idéia foi tirada de outro blog. O tamanho do lavabo q achamos suficiente, na execução resolvemos aumentar...E por aí vai....
Qdo vamos visitar a obra e andamos de um cômodo a outro vemos q utilizamos todo espacinho q havia e não temos aqueles corredores enormes sem aproveitamento.
Conclusão: gostamos muito deste projeto, apesar de não ser nenhuma obra de arte arquitetônica !! Vejo vários projetos em revistas q apesar de grandes mansões e idéias mirabolantes não são nada funcionais...Como em toda profissão existem bons e maus profissionais e é bom sempre ter alguma noção do q se pretende ter e fazer na casa para q possamos analisar bem o projeto do profissional q cuidará da nosso sonho: nossa casa, nosso lar !!
Outro dia mesmo, marido trouxe um projeto para analisar e o projeto era um desastre: mau aproveitamento do espaço e um corredor enorme ligando os quartos (parecia um hotel e não uma residencia) sendo q o terreno era gigantesco !!!
Aqui foi a dica e boa sorte a quem está começando a se aventurar na construção !!!



37 comentários:

  1. Bem eu não gosto de corredores enormes é lógico mais acredito que em certas situações eles são indispensáveis não dá pra colocar todas a portas dos quartos e banheiro saindo em uma sala! Minha cunhada fez isso pq não queria corredor e, na minha opinião ficou uma P*rc@r!@!Péssimo! Mas qto menor melhor né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Áurea:
      Sem dúvida !! Existem casos q não tem jeito mesmo, os corredores serão necessários. Porém eu me refiro àqueles enoooormes q tem portas dos dois lados e parecem hotéis mesmo !! Já vi isso em alguns projetos e não achei legal !! Acho q td é uma questão de bom senso do arquiteto ou de quem projetou...Imaginar-se morando lá é o melhor a fazer !! O contrário (como vc citou) tbém não fica bom: todos os cômodos "chegando junto" não é o ideal.

      Excluir
  2. Denise, eu concordo muitão contigo.
    Acho tb q as tentativas, lhes trazem experiências.
    Por exemplo, já morei em avenida de mão dupla...vc limpava a casa, daqui meia hora tava aquele pó preto. Hj moro bem localizada, porém, como é um bairro muito residencial...o comércio não fica tão próximo. Agora no novo ap...não vou morar em avenida, mas terei um bom comércio próximo ( o q vai me ajudar muito)...o ap, não tem a distribuição q eu gostaria (tem este corredor enorme q vc cita rsss). O lavabo fica meio q em evidencia na sala...não gosto disso, acho q ele teria q ficar num espacinho, entre um comodo e outro...é chato vc ir ao banheiro e sair dando de cara pro povo néh? E tem outras coisinhas q eu não curto tb....mas q vou aprender a gostar, pq no geral, ele atende às nossas necessidades. Se um dia for construir uma casa, vou levar muito em consideração isso q vc citou, aproveitamento de espaço! Vivendo e aprendendo néh...aindfa bem q temos as blogueiras unidas pra nos ajudar nessa empreitada! Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Kátia:
      Realmente qdo se compra um apartamento é bem difícil acharmos a planta ideal, pois cd um tbém tem seu gosto ! Hj em dia vejo muitos lançamentos fora da realidade tbém...Li isso em alguma revista (não me lembro onde) q cita a decoração nos folders com medidas dos móveis bem fora da realidade e qdo se vai ao decorado, geralmente não são tamanhos padrões e sim feitos sob medida para o apê parecer maior !!
      Qdo se constrói uma casa é um pouquinho diferente, pois podemos adequar nossos desejos com a realidade, não é mesmo ? Com certeza, isso tbém me levou a construir pois qdo procuramos casas prontas não havia nenhum q atendesse aos nossos sonhos !!
      bj

      Excluir
    2. Obrigada pelo carinho Denise...o bom da vida é isso, aprender sempre! Grande beijo!

      Excluir
  3. Olá Denise!
    Você disse tudo: "Projeto F-U-N-C-I-O-N-A-l"! Eu e marido também pesquisamos muito, muito, para realizarmos o nosso projeto, para que ficasse com o "padrão" do condomínio, do nosso jeitinho e funcional!Ainda assim, acho que pecamos um pouco na varanda do nosso quarto. Ficou muuuuito grande. Poderia ser melhor aproveitada! Mas mudamos muita coisa, antes de começar a obra! E estamos muito satisfeitos com o resultado! A sua casa também é muito bem planejada! Também, pudera... vocês dois entendem muuuito do assunto, né!! Muito bom o seu post e a sua disposição em nos ajudar!!
    Uma ótima semana p/ você! Beijos, Laine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Laine:
      Como disse lá no comecinho do post, como as coisas não andam tão rápido como eu gostaria resolvi tentar dividir as coisas q vivemos...Até começarmos a construir temos mesmo q imaginar e pensar uma maneira de aproveitar os espaços e tentar melhorar a circulação...Acho q conseguimos deixar a casinha de um jeito bom...Gostei do resultado e tenha certeza q até executando ocorrem algumas mudanças (para melhor !!)
      bj

      Excluir
  4. OLá amiga! Estou passando p/ matar a saudade e bisbilhotar tudo...rs
    Estou gostando de ver, chega a dar água na boca...rsrs. E ao mesmo tempo é estimulante pois nós também aprendemos com a experiência de vocês!
    E esse é o meu "ganha pão", faço isso todo dia p/ alguém diferente, adoro meu trabalho!
    Parabéns pelas escolhas e resultados!
    Um beijo e ótima semana,
    Telma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Telma:
      Acho q vc como profissional deve concordar - não devo ter "dito" besteira !! Às vezes o projeto até nos obriga a fazer certas coisas mas acho q o bom senso é o q vale assim como as adequações, certo ???
      Esteja à vontade para opinar !!
      bj

      Excluir
  5. Oi Denise...
    Concordo plenamente contigo!!!
    Minha casa, fui eu mesma que desenhei, só entreguei o projeto para o arquiteto assinar. Então ficou uma casa simples.
    Eu queria os quartos para o fundo, com uma porta separando, para não atrapalhar nosso sono. E a parte da frente toda integrada, para eu nunca precisar ficar cozinhando na cozinha sozinha...rsrsrs
    Não tive como fugir de 2 coisas que detesto: o corredor (mas o meu não ficou muito grande) e a janela de um dos quartos teve que sair dentro do jardim de inverno (pintei tudo de branco para não destacar). Mas tive que fazer assim, pois meu terreno tem só 250 m, e não quis perder terreno no fundo, quero fazer uma área de lazer bem gostosa!
    Beijos querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Bianca:
      É verdade...às vezes no tipo de terreno não conseguimos fazer o q desejamos...Lá em casa tbém acontece algumas coisinhas q não me agradam mas para compensar em outras, adaptei a o q eu imaginava e conseguimos projetar e construir de uma maneira agradável !
      Tbém não quis perder o terreno nos fundos e fiz a casa em tres níveis, o terreno não contribuiu mas no final até q ficou bom !!
      bj

      Excluir
    2. Oi Denise...ainda não me acostumei em voltar pra ver a resposta...rsrs...eles deveriam mandar um email avisando, assim como nos depoimentos né?
      Passa lá no meu tb...kkkk
      Beijos

      Excluir
    3. Me fala se gostou dos vidros brancos???
      Estou na dúvida!!!
      Bjs

      Excluir
    4. Oi, Bianca !
      Gostei dos vidros brancos sim... Acho q é uma questão de acostumar...Lá em casa vou colocar vidro preto mesmo... E andei reparando q a minha cozinha ficará bem parecida com a sua... Somente onde vc tem a sua geladeira na minha ainda tenho mais uma parede onde colocarei a torre com o forno, micro ondas e a geladeira.... Se quiser tem um post por aqui pra vc xeretar ! E seria bom se recebêssemos um aviso... Às vezes esquecemos por onde deixamos os comentários, não é msm ?.
      Bj

      Excluir
  6. Oi Denise
    Quanto tempo não passo por aqui... Bom ver vcs evoluindo na construção da tão sonhada casa.
    Me lembrei de vc, pq tb tenho um terreno em declive e estou ainda com muitas duvidas com o projeto que está pré aprovado.
    Então como sei que vc e seu maridão estão experts no assunto,gostaria de saber se poderia dar uns pitacos no meu projeto, saber sua opinião irá me ajudar muito. Porque vcs tem uuma visao muito legal do que é construir uma casa agradável aos olhos, gosto pessoal e com inteligência.
    Me dá um alô, se puder me dar esta força, que te envio por e-mail a planta.
    Bjks e sucesso aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Edna !!
      Se vc quiser e achar q poderemos auxiliar de algum modo, esteja à vontade ! O e-mail está lá em cima no perfil do lado esquerdo...Se vc não tem arquiteto e imaginou como queria sua casa é bom estudar isso com carinho antes de aprovar !!
      Só não se esqueça q o importante é ter sempre um responsável pela obra qdo for executar, OK?
      bj

      Excluir
  7. Denise, concordo totalmente com vc. Quem está construindo ainda tem a vantagem de conseguir fazer estas adaptações, mas muitos apartamentos também têm plantas que perdem muito espaço, e nem da pra fazer nada... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem td razão, Mariana ! Encontrar o apartamento ideal é bem difícil hj em dia ! Além dos cômodos terem diminuído de tamanho, às vezes a disposição não é favorável !! Nas casas (dependendo do terreno) conseguimos melhorar um pouquinho essa condição !
      bj

      Excluir
  8. Olá Denise,
    puxa vida como detesto corredor... rs
    Quando eu era pequena, fui morar numa casa que tinha um corredor imenso e dava para os 5 quartos, não suportava passar nesse corredor sem janelas para chegar ao meu. Ainda bem que fiquei apenas dois anos nessa casa, nem meus pais aguentavam isso. Ela era um verdadeiro desastre de arquitetura mal projetada. rs Agora a casa da minha mãe (onde moramos) fui eu mesma quem projetou. Ela e os vizinhos amaram. Mas o que você disse realmente deve ser levado em conta sempre. Espaços sem utilidade dentro de casa não dá certo, sabe como é né, a pessoa (meu namorido) chega com sacolas na mão apressado para fazer outras coisas e vê aquele lugarzinho vazio... imagina o que acontece? Joga as danadas lá no cantinho pra deeeepoooois (sabe Deus quando) pegar e colocar no devido lugar. Na casa da minha mãe tem uma escada fechada que eu tratei logo de transformá-la em armário. Coloquei prateleiras e uma portinha, ficou clean, bem simples.
    Mas ainda bem que hoje temos a blogosfera com blogs como o seu, para tirar dúvidas, pegar idéias, enfim nos inspirar.
    Um abração, ótima obra em seu lar e fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Marluce:
      Nossa !! Deve ter sido ruim msm...ainda mais pequena com um corredor grande dá até medo !! rsrsrs...
      Às vezes tbém é difícil de visualizar qdo a casa ainda não está pronta mas com dicas daqui e dali talvez possamos auxiliar quem tem essa dificuldade. Espaços sem utilização é um desperdício - melhor pensar em algo para aproveitar !

      Excluir
  9. Nossa, aqui em casa tivemos que fazer vááárias mudanças também. Nem sempre as coisas ficarão como planejamos ou desejamos, mas a gente dá a "nossa cara" e acaba tudo ficando bem!

    Vou seguir o andamento da sua obra!

    Beijosss

    http://areformadosobradinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é normal ! À medida q as paredes vão surgindo, as idéias começam a mudar tbém e vamos ajeitando para melhor...antes tarde do q bem depois !!
      O bom é ir na obra e acompanhando para imaginar e mudar antes da conclusão (fiz mto isso !!)
      Bj

      Excluir
  10. De, obrigada por avisar lá no meu cantinho! Eu ainda fico meio perdida aqui, não sei se as pessoas preferem que eu reponda no meu post ou no blog delas, então por enquanto estou fazendo nos dois lugares rs

    Pois é, vai dinheiro nisso tudo! Deixamos um monte de coisas pra trás também :~ Mas se Deus quiser, com o tempo a gente consegue!

    Estou com problemas com o blogspot, pois o bonitão não está me mostrando as atualizações das pessoas que sigo... Mas vou tentar ao máximo verificar todos até pegar as manhas disso aqui rs

    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi !!
      Eu tbém respondo por aqui e qdo posso tento avisar no blog de quem comentou mas às vezes não tenho muito tempo e fico saber se a pessoa vai voltar pois muitas seguem vários como eu e isso acontece comigo tbém !!
      bj

      Excluir
    2. Denise, eu estou apanhando do blog, viu? A "Minha lista de blogs" não está mostrando todas as atualizações, eu começo a seguir pessoas e qdo vejo não estou mais e por aí vai. Qto aos comentários, eu ainda não sei o que é melhor: responder no próprio post ou ir no blog da pessoa. Na dúvida, ainda estou fazendo os dois rs

      Um beijão

      http://areformadosobradinho.blogspot.com.br/

      Excluir
  11. estou te seguindo... passa me visitar...
    terrasdecaio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente com vc... o que mais vejo aí são projetos que não aproveitam bem o espaço...
    E hoje em dia, com os valores dos terrenos, cada metro é importante!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo vamos construir nossa casinha é importante prestar atenção à estes detalhes... Às vezes ficamos encantados com o projeto mas temos q nos imaginar morando e "andando" pela casa...
      Num apartamento fica um pouco mais difícil pois não conseguimos mexer em muitas coisas !! Acho q vale a dica !
      bj

      Excluir
  13. Oi querida tem sorteio lá no blog, passa lá!!!
    www.loucurasdeumaconstrucao.blogspot.com

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já, já passo por lá !! Quero participar...nunca ganhei nd...quem sabe ??
      bj

      Excluir
  14. Oi Denise, suas dicas são ótimas!
    Coloquei o link da loja no post, passa lá pra ver...

    bjooo
    Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Fernanda:
      Já passei no seu blog e deixei resposta lá...
      bj

      Excluir
  15. A planta da minha casa ainda não tá funcional não, deve mudar mais um monte de vezes até ficar bom.

    Tem um selinho lá no blog para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Glaucia:
      O negócio é ir modificando até vc imaginar e ver q vai ficar bom !! Às vezes até enqto vc está construindo acabamos mudando algumas coisinhas ...
      Já to passando lá no blog para pegar o selinho...obrigada !!

      Excluir
  16. Oi Denise, adorei o post, bem explicativo, infelizmente minha casa ficou com um corredor bem grande na área intima, mas com isso eliminei todos os outros e consegui uma área social bem maior, quando a casa é um sobrado fica um pouco mais facil elimina-los ainda mais.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danila !
      Fiz este post pensando em dar algumas dicas para tentar melhorar um pouquinho a visão de quem está querendo construir mas às vezes não conseguimos realizar o q realmente planejamos. O melhor então é tentar planejar para ficar mais cômodo no futuro. O projeto pode ser modificado ainda na planta e na construção, porém implica em quebra quebra e perda de tempo e material....
      Bj

      Excluir
  17. Ola Denise,
    Adorei sua torneira Gourmet e mais ainda que vc comprou aqui mesmo no BR
    Tive e ainda estou tendo problemas com a Lightinthebox pois nunca recebi o pedido que fiz no dia 25 de fevereiro! Bom...ainda estou lutando para receber! Moro em Natal e em agosto irei a SP para umas comprinhas para a casa nova! Vc comprou a torneira na Telhanorte? Vc poderia me dizer o preço pois achei no mercado livre tb por um bom preço e com 52 cm de altura!
    Sua casa esta ficando bela demais, tudo com muito capricho e cuidado! Amei as pastilhas lilazes! Boa sorte e aguardo resposta!
    Patty

    ResponderExcluir

Pode comentar à vontade !! Vou adorar !!
Depois passe aqui de novo para ver se respondi ao comentário ! Aqui no blog a casinha estará sempre aberta !!

De onde acessam